quarta-feira, 6 de junho de 2012

Conhecendo Presidente Figueiredo

 
         Saindo de Manaus com destino à Presidente Figueiredo que está localizada a 107 km ao norte de Manaus, é uma das poucas cidades aonde se pode chegar de ônibus ou carro a partir da capital. Após pouco mais de uma hora dirigindo pela rodovia BR-174 (que liga Manaus à Boa Vista e também à Venezuela), chega-se à sede do município. A BR-174, no trecho que liga Manaus a Presidente Figueiredo, está em bom estado de conservação. Além disso, a floresta no entorno da estrada encontra-se bastante preservada, o que garante a visão de belas paisagens, como os vários igarapés.
Fica a dica!
*Para realmente aproveitar Presidente Figueiredo, é necessário ficar pelo menos dois dias na cidade (e ainda assim não dá para ver tudo!).
*Em feriados prolongados, as pousadas costumam ficar lotadas. Assim, vale a pena reservar os quartos com antecedência nessas épocas.
*As cachoeiras são distantes umas das outras. Logo, se você não estiver com carro próprio, a viagem ficará mais cara, pois será necessário contratar táxis ou moto-táxis na cidade.
*A maioria das cachoeiras, grutas e cavernas está localizada em propriedades particulares, sendo necessário pagar de 5 a 10 reais por pessoa para poder entrar.
*Não deixe de passar no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) antes de iniciar qualquer passeio. Peça informações sobre guias turísticos e pegue um pequeno mapa com a localização de todas as cachoeiras, cavernas e corredeiras catalogadas.
*A prática de bóia cross / rafting / caiaque apenas funciona na época das cheias, entre fevereiro e junho.
*As cachoeiras de Presidente Figueiredo são todas de pequeno e médio porte, variando de 3 a 30 metros de altura. O grande atrativo, portanto, não é o seu tamanho, mas sim o seu entorno. Por isso, prefira aquelas cachoeiras que são mais isoladas, as quais realmente passam a sensação de como é estar no meio da selva.
*Algumas cachoeiras são mais bonitas na época da cheia dos rios, como a da Pedra Furada, enquanto outras são mais bonitas na vazante, como a da Iracema. Portanto, não importa a época do ano, sempre é um bom momento para ir até Presidente Figueiredo.

Cachoeira do Santuário






As fotos acima são da Cachoeira do Santuário

Parque Urubuí - Corredeira do rio Urubuí



As fotos acima são da Corredeira do Urubuí

Cachoeira das Orquídeas





As fotos acima são da Cachoeira das Orquídeas

Parque Iracema - Corredeira do E.T.





Parque Iracema - Cachoeira da Iracema






















As fotos acima são da Cachoeira da Iracema 


         Fiz muitos passeios até a cidade, que é conhecida como "A Terra das Cachoeiras". Há várias cachoeiras a serem visitadas e não é viável conhecer todas em apenas um dia. Uma boa opção é ficar em uma pousada e passar pelo menos dois dias na cidade, com um carro próprio ou alugado.

Um comentário:

  1. Adorei conhecer Presidente Figueiredo! Ë lindo lá. Vale a pena conhecer. Eu recomendo! :D

    ResponderExcluir

Dê sua opinião ou deixe um comentário